Geral POLUIÇÃO SONORA
Operação conjunta destrói 74 escapamentos irregulares
A ação integrada entre órgãos de fiscalização busca garantir mais tranquilidade à população e coibir irregularidades no trânsito
22/06/2026 17h47
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participou, na manhã desta segunda-feira (22), de uma operação conjunta no município de Rurópolis, na Região de Integração do Tapajós, que resultou na inutilização de 74 escapamentos irregulares retirados de motocicletas durante fiscalizações do órgão.

A ação, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), teve como objetivo dar a destinação adequada aos equipamentos apreendidos e reforçar o combate ao uso de descargas livres, conhecidas por provocarem excesso de ruído e perturbação do sossego público.

Os escapamentos destruídos foram removidos de circulação durante operações integradas promovidas pelos órgãos de segurança, que atuam de forma permanente na identificação de motocicletas em desacordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Conforme o CTB, conduzir motocicleta com descarga livre, ou seja, sem silenciador ou com a peça defeituosa, é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização. Quando o sistema de silenciador do escapamento está ausente, defeituoso, deficiente ou inoperante, costuma emitir ruídos acima do permitido, causando transtornos à população.

“A retirada definitiva desses escapamentos é uma medida importante para reduzir a poluição sonora automotiva e garantir mais tranquilidade à população. Além de estarem em desacordo com a legislação de trânsito, esses equipamentos comprometem a segurança viária e geram inúmeros transtornos para quem convive diariamente com esse tipo de irregularidade. Nosso trabalho é justamente preservar a ordem, promover o respeito às normas e contribuir para um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, destacou Oclenio Fernandes, agente de fiscalização do Detran.

O Detran ressalta que as ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas em parceria com os órgãos de segurança pública e de trânsito dos municípios, reforçando o compromisso com o cumprimento da legislação e com a promoção de um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos.

Texto: Luis Azevedo - Ascom/Detran