Segurança Parauapebas - PA
GGIM apresenta encaminhamentos da audiência pública e reforça atuação integrada pela segurança no trânsito
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), realizou, nesta sexta-feira (...
27/06/2026 14h50
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), realizou, nesta sexta-feira (26), a primeira reunião de 2026 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro marcou a retomada das atividades do colegiado e apresentou as devolutivas da 1ª Audiência Pública sobre Trânsito e Segurança, realizada em outubro de 2025, com foco na construção de soluções para o trânsito e a segurança pública.

Participaram da reunião representantes do 23º Batalhão de Polícia Militar do Pará (23º BPM), da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Parauapebas (OAB), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), da Câmara Municipal, do Centro de Controle Operacional (CCO), do Gabinete do Prefeito, da Ouvidoria Municipal, entre outros órgãos parceiros.

Na abertura do encontro, o secretário municipal de Segurança Institucional, Rafael Barbosa, destacou que o fortalecimento do GGIM representa um momento de integração entre as instituições.

“Entendemos que a segurança pública se constrói de forma conjunta. Quando diferentes instituições se sentam à mesma mesa para discutir problemas e propor soluções, quem ganha é a população. Nosso compromisso é transformar as demandas em ações concretas e trabalhar para reduzir os acidentes e preservar vidas”, destacou.

Durante a reunião, o diretor do DMTT, Jhontathas Carvalho, apresentou o diagnóstico das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2026. O levantamento aponta que o município conta atualmente com cerca de 80 agentes de trânsito, realizou 22 operações integradas, contabilizou mais de 2.520 atendimentos operacionais, aproximadamente 18 mil autuações e notificações, e removeu 741 veículos durante as blitzes.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

O diretor também apresentou um panorama dos sinistros registrados no município, destacando que os acidentes envolvendo motocicletas continuam sendo a principal preocupação.

“Nosso diagnóstico mostra que os maiores sinistros envolvem motociclistas. Por isso, nossas ações estão concentradas na fiscalização, na educação para o trânsito, na engenharia de tráfego e nas operações integradas. Em todas as abordagens, priorizamos a conscientização sobre o uso do capacete, a regularização da documentação e o respeito às leis de trânsito, medidas fundamentais para salvar vidas. O patrulhamento é diário, mas compreendemos que precisamos fortalecer ainda mais as operações integradas entre todas as forças de segurança”, reforçou.

Representando a Defensoria Pública, o defensor Luiz Gustavo Albuquerque ressaltou a importância da retomada do GGIM como espaço permanente de diálogo entre as instituições e defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança viária.

“A integração entre os órgãos é essencial para que possamos construir políticas públicas mais eficientes. Defendemos a ampliação da fiscalização eletrônica, a integração dos bancos de dados e o planejamento das ações com base em informações técnicas”, afirmou.

Também presente na reunião, o enfermeiro e coordenador do SAMU, Manoel Ilso Carvalho, reforçou que o diálogo entre os órgãos é indispensável para enfrentar os desafios da segurança viária.

“Participamos da primeira audiência pública e continuamos acompanhando esse trabalho, porque quem atua no atendimento às vítimas conhece de perto as consequências dos acidentes. Quanto mais fortalecermos a prevenção, a melhoria da infraestrutura viária, a fiscalização, a educação para o trânsito e a integração entre as instituições, maior será nossa capacidade de salvar vidas”, explicou.

Ao longo da reunião, também foram debatidos temas como a ampliação da fiscalização eletrônica, a criação do Observatório de Segurança, a integração dos bancos de dados sobre acidentes, o cronograma de intervenções viárias, o fortalecimento das ações nas rodovias Dr. As ações discutidas incluíram o fortalecimento das ações nas rodovias Dr. Faisal Salmen (PA-275) e PA-160, a regulamentação da circulação de veículos pesados, o combate à perturbação do sossego, a ampliação das campanhas de educação para o trânsito e a realização de novos estudos técnicos sobre infraestrutura viária.

Texto e fotos: comunicação Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP 2026