
A Coordenadoria de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na quinta-feira (25), na Colônia de Pescadores Z-30, o evento de encerramento da campanha Junho Violeta. A ação reuniu cerca de 70 participantes e teve como objetivo conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, além de incentivar hábitos que promovam um envelhecimento saudável e ativo.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), o evento contou com orientações sobre violência física, psicológica, patrimonial, negligência e abandono, além de informações sobre os canais de denúncia e os órgãos responsáveis pelo atendimento às vítimas.
A programação também incluiu um aulão de ginástica, conduzido pela professora Ilda Maria, reunindo integrantes dos grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos grupos de atividades físicas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Jafia de Oliveira Reis, o trabalho busca não apenas orientar sobre a violência, mas também fortalecer a autonomia e a qualidade de vida da população idosa.
“Nosso objetivo é conscientizar sobre os diversos tipos de violência, mostrar os canais de denúncia e, ao mesmo tempo, incentivar um envelhecimento saudável por meio da atividade física, da alimentação balanceada e da autonomia. Quanto mais ativo o idoso permanece, maiores são as chances de preservar sua independência nas atividades do dia a dia e alcançar mais longevidade”, destaca.


Segundo a coordenadora, manter a pessoa idosa ativa contribui diretamente para a realização de tarefas cotidianas, como vestir-se sozinha, administrar as finanças, fazer compras e cuidar da própria saúde, fatores essenciais para um envelhecimento com mais qualidade de vida.
Durante todo o mês de junho, a campanha também promoveu ações educativas e o Dia D nas Unidades Básicas de Saúde, levando orientações sobre prevenção da violência e valorização da pessoa idosa. Embora a mobilização seja intensificada durante o Junho Violeta, o trabalho de conscientização continua ao longo de todo o ano, em parceria com as UBSs, os Cras e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.


Para Jafia de Oliveira Reis, proteger e respeitar a pessoa idosa é uma responsabilidade coletiva. “Amar, proteger e cuidar da pessoa idosa é um dever de toda a sociedade. A informação é uma ferramenta fundamental para que eles conheçam seus direitos e saibam onde buscar ajuda sempre que necessário”, conclui.






Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação SMS
The post Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 22° Máx. 33°