23°C 33°C
Santarém, PA
Publicidade

Laboratório do PCT Guamá é destaque nacional em projetos de eficiência energética para prédios públicos

Residente do ecossistema paraense terá prédio transformado em modelo de consumo quase zero de energia e sustentabilidade

23/06/2026 às 16h32
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, conquistou o 1º e o 7º lugares em uma chamada pública voltada ao desenvolvimento de projetos de retrofit sustentável, que visam à modernização de prédios com tecnologias de eficiência energética, com o objetivo de alcançar o padrão de energia zero. Vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), o Ceamazon atua no parque tecnológico há 15 anos.

O laboratório do ecossistema concorreu com outros 154 projetos de todo o país, e ficou entre os 54 selecionados. “Essa é uma ação do Ceamazon que usa como piloto o próprio prédio do Ceamazon, e usa também um equipamento importantíssimo da UFPA que é o Centro de Eventos Benedito Nunes, para atendimento da sociedade. Então o Ceamazon, que nasce junto com o PCT, vem crescendo nesse processo de maturação constante e se consolidando como um dos principais laboratórios de energia do país”, reforçou Renato Francês, diretor técnico da Fundação Guamá, responsável pela gestão do parque.

Mais de R$ 7,4 milhões foram garantidos para a execução das duas propostas aprovadas pelo centro. O sétimo lugar ficou com o projeto voltado ao Centro de Eventos Benedito Nunes, coordenado pela professora Carminda Carvalho. “Esse é o resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar que atua no Ceamazon. As pesquisas com foco em desenvolvimento sustentável e uso eficiente da energia têm projetado o Ceamazon como um laboratório de excelência, seja por meio da divulgação dos trabalhos, como na aprovação de projetos em parceria com empresas e entidades públicas de financiamento”, destacou Carminda.

Referência em eficiência energética

O projeto selecionado em primeiro lugar propõe mudanças mais sustentáveis para o prédio do laboratório instalado no PCT Guamá. “A conquista representa o resultado da experiência da equipe do Ceamazon, colocando o centro em evidência no cenário nacional no que diz respeito às ações de eficiência energética e sustentabilidade, além de evidenciar o reconhecimento técnico da equipe envolvida”, destaca Allan Manito, pesquisador e coordenador.

A proposta prevê a realização de um diagnóstico e a implementação de ações de eficiência energética, incluindo a instalação de um sistema de geração fotovoltaica, com o objetivo de reduzir entre 90% e 110% o consumo de energia fornecido pela distribuidora, explica o coordenador.

Além dos benefícios para a geração de energia solar, o sistema também terá um papel educativo. A instalação permitirá o acompanhamento, em tempo real, da quantidade de energia produzida, do desempenho dos equipamentos e das variações da geração solar ao longo do ano. Essas informações poderão ser utilizadas por estudantes e pesquisadores em atividades de ensino e pesquisa nas áreas de eficiência energética, energias renováveis, engenharia e construção sustentável.

Outro ponto destacado pelo pesquisador é a visibilidade do sistema de energia limpa no prédio do residente do PCT Guamá, promovendo a conscientização do público sobre a importância da transição energética e do uso consciente dos recursos energéticos.

O projeto também servirá como modelo replicável para outras edificações públicas, especialmente na Região Amazônica, onde a energia solar possui grande potencial. A implantação da iniciativa posiciona o Ceamazon como um espaço comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Cronograma do projeto - O projeto será desenvolvido em etapas que incluem o diagnóstico das condições atuais do centro, a análise da eficiência energética dos sistemas de iluminação, climatização e da estrutura do prédio, além do monitoramento do consumo de energia por meio de um sistema de gestão elétrica. Com base nesses levantamentos, serão propostas intervenções para melhorar o desempenho energético da edificação e viabilizar a implantação do novo sistema de geração solar.

As duas edificações receberão, ao final dos 24 meses de duração do projeto, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de edificações construídas. A liberação do recurso deve iniciar ainda em 2026.

Edital Procel - A chamada pública foi promovida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), por meio do edital “Energia Zero em Prédios Públicos”, em parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). A iniciativa visa selecionar projetos de retrofit em edificações públicas que, após intervenções voltadas à eficiência energética e à sustentabilidade, passem a operar como edifícios de energia quase zero.

A chamada também incentiva a criação de ambientes que utilizem soluções visuais, tecnológicas e interativas para aproximar a população de temas como consumo consciente de energia e energias renováveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santarém, PA
31°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 33°

33° Sensação
1.77km/h Vento
54% Umidade
38% (0.56mm) Chance de chuva
06h41 Nascer do sol
06h40 Pôr do sol
Wed 33° 23°
Thu 32° 22°
Fri 33° 23°
Sat 32° 23°
Sun 32° 22°
Atualizado às 17h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,76%
Euro
R$ 5,89 +0,36%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,584,40 -2,85%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade